Em um aceno ao eleitorado conservador e evangélico, o pré-candidato a vice-presidência da República na chapa com o ex–presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), em vídeo, agradeceu as igrejas evangélicas pelo trabalho de “evangelização e social”.
Alckmin ainda destacou o compromisso da chapa por mais empregos e pela retomada do crescimento brasileiro, e citou os problemas econômicos da atual gestão. “Melhoria de renda, o salário mínimo está perdendo poder de compra”, disse o ex-governador. Ainda em tom de campanha, destacou o compromisso com o SUS e com as creches. “Um grande desafio pela frente”, disse.
No vídeo, ele agradece, a dois pastores em específico, Simplício Neto e Paulo Marcelo Schallenberger - o último é o conselheiro de comunicação de Lula com religiosos. O vídeo não foi feito por acaso, domingo (28/5) ocorrerá o evento “Café com Pastores” no Ministério é Tempo de Santificação, em Itaquaquecetuba, em São Paulo, a partir das 9h da manhã.
Ao Correio, Schallenberger explicou que o café será composto por pastores independentes e não pelos grandes líderes ligados ao bolsonarismo. “O primeiro é amanhã com 300 pastores e está marcado outro em Campinas e em Guarulhos e faremos também fora do estado”, disse. De acordo com o pastor, em julho, está previsto um evento que reúna pastores no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, também em São Paulo. “Se tudo der certo, contaremos com a presença do presidente Lula e do governador Alckmin, e queremos colocar lá, pelo menos, 2 mil pastores do estado de São Paulo e de todo o Brasil", disse.
O interesse em arrematar os eleitores da fé se dá pelo seu percentual eleitoral. Segundo a pesquisa Datafolha publicada na sexta-feira (28/5), os evangélicos compõem 27% do eleitorado religioso brasileiro. Já o bloco católico corresponde a 50%. Ainda de acordo com o Datafolha, neste recorte, Bolsonaro tem 39% dos evangélicos e Lula 36%.
Marcha para Jesus
O encontro com pastores acontece após o Bolsonaro ir à Marcha para Jesus em Manaus, no Amazonas - evento que reúne principalmente evangélicos pentecostais e neopentecostais. Em imagens veiculadas pelas redes sociais de Flávio Bolsonaro, filho, senador e coordenador da pré-campanha à reeleição do chefe do Executivo, mostra a ampla adesão ao presidente pelos fiéis das principais denominações.
Alguém vai perder o sono hoje… já adianto que não será o Bolsonaro! Rs pic.twitter.com/s4lmNqEHPY
— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) May 29, 2022
Na última sexta, Bolsonaro esteve em Goiânia na convenção nacional da Assembleia de Deus do Ministério Madureira, com caciques evangélicos. Está prevista a participação do presidente na marcha em Cuiabá (18 de junho), em Balneário Camboriú (25 de junho), e em São Paulo em julho.
Confira o vídeo
Saiba Mais
- Política Após afago de Bolsonaro, Zema fala em 'lealdade' ao Novo e apoio a d'Avila
- Política Datafolha: taxa de confiança nas urnas cai nove pontos em dois meses
- Política Fachin prega respeito ao resultado das eleições
- Política Campanhas de Lula e Bolsonaro vão reforçar estratégia no voto útil
- Política Em SP, Ciro se reúne com líder religioso e critica Lula e Bolsonaro
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.