CONGRESSO

Lira pretende dar continuidade à lista de PLs sobre a alta dos combustíveis

A decisão tem apoio dos líderes partidários da Câmara dos Deputados

Tainá Andrade
postado em 26/05/2022 18:35 / atualizado em 26/05/2022 18:36
 (crédito: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados)
(crédito: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados)

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), garantiu a permanência da continuidade de votação de pautas relacionadas aos temas dos preços dos combustíveis e da energia elétrica. Segundo ele, essa é uma decisão acertada com os líderes partidários.

Na lista, a previsão é que entrem na pauta o PL 3677/21, que cria transparência sobre as regras de composição de preços de derivados de petróleo praticados pela Petrobras, e o PL 1143/21 que cria mecanismos para redução de tarifas de energia elétrica para o consumidor.

Além desses, estão na lista mais três PLs que anulam os efeitos dos aumentos autorizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O PLP 62/15, que impede a cobrança de ICMS sobre os adicionais cobrados dos consumidores na fatura de energia elétrica por conta das bandeiras tarifárias, também está no radar.

Sobre o impacto nos preços, Lira avaliou que, com a aprovação do PLP 18/22, na última quarta-feira (25), a diminuição será de 13,4% — ao menos para a gasolina; sobre o óleo diesel, não haverá tanto impacto. Então, ele sugere que o Supremo Tribunal Federal (STF) aprecie o PLP 11/2020, que altera a tributação de combustíveis para garantir que o preço do óleo diesel sofra alteração.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação