O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) afirmou nesta quinta-feira (26/5) que o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) "foi omisso" e "abandonou o estado no momento mais delicado". Ele disse ainda que, ao sair do governo, Leite deixou o estadol ainda mais endividado.
Em entrevista ao Jornal PT, veiculado pelo canal no YouTube do partido, Pimenta citou a dívida que o estado tem com a União, contraída pelo governo estadual em 1998. Atualmente, o valor devido ultrapassa R$ 70 bilhões.
Saiba Mais
“E o que o Eduardo Leite fez? Ele conseguiu que as parcelas que caberiam a ele fossem jogadas para o final do contrato. Então, ele conseguiu uma folga no caixa, mas a dívida ficou ainda maior”, observou Pimenta, presidente do PT no Rio Grande do Sul. O deputado ainda citou que Leite não enfrentou os problemas estaduais e abandonou os pequenos e médios produtores rurais durante a seca que assola a região e é considerada uma das maiores em 70 anos.
“Eduardo Leite deixou o estado do Rio Grande do Sul ainda mais endividado e foi um governador completamente omisso. O estado, que já foi conhecido como celeiro do Brasil, hoje vive uma realidade de fome, de miséria, numa proporção jamais vista”, denunciou Pimenta. O ex-governador é agora um dos principais cotados para compor a chapa da terceira via unificada como vice da senadora Simone Tebet (MDB).
Passagem de Lula pela Região Sul
Na entrevista, o deputado também deu mais detalhes sobre a viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Rio Grande do Sul, na semana quem vem, nos dias 1º e 2 de junho. Ele afirmou que os principais temas trabalhados pela campanha no estado serão educação, cooperativismo e soberania nacional.
Paulo Pimenta reforçou ainda que a estratégia no estado será lembrar os feitos dos governos anteriores de Lula. “Nós, através do [deputado federal e pré-candidato ao governo estadual] Edegar Pretto (PT) e do legado dos governos do Lula e da [ex-presidente] Dilma [Rousseff], hoje representamos uma grande esperança de que o estado possa voltar a ser efetivamente feliz”, disse Pimenta.
O ato principal ocorre em Porto Alegre na próxima quarta-feira, a partir das 15h, com participação popular. Estarão presentes a ex-presidente Dilma, o ex-ministro da Educação e pré-candidato ao governo de São Paulo Fernando Haddad (PT), e o ex-senador e pré-candidato ao governo do Paraná Roberto Requião (PT). Depois do Rio Grande do Sul, Lula deve visitar Santa Catarina.
Saiba Mais
- Política Simone Tebet: quem é a mulher que deve comandar a terceira via
- Política Mourão diz que resultado das urnas não será questionado 'com Exército na rua'
- Política Justiça determina que PT filie atriz pornô; partido alega irregularidades
- Política Ciro Gomes diz que "não pega no pé" de Lula e critica aceno ao PDT
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.