Elogios e críticas ao ex-governador

Correio Braziliense
postado em 24/05/2022 00:01

Derrotado por João Doria nas prévias do PSDB, o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite elogiou o colega de partido por ter desistido de concorrer ao Planalto. "O PSDB teve candidato legítimo oriundo das prévias, que, agora, faz gesto pela unificação da terceira via, sob liderança de outro partido. Gesto importante de João Doria, que merece respeito", escreveu no Twitter.

Em nota, o ex-presidente Michel Temer também fez elogios ao tucano. "O ex-governador João Doria realizou um extraordinário governo em São Paulo, confirmando seu perfil de gestor qualificado. Revela, agora, desprendimento, praticando um gesto grandioso", afirmou.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), destacou o papel de Doria na vacinação contra a covid-19. "Devemos a ele — graças à sua obstinação e capacidade de trabalho — milhares de vidas salvas pela sua incessante luta pela vacina da covid", ressaltou.

O senador Fabiano Contarato (PT-ES) comentou que a desistência pode mudar o panorama das eleições. "O afunilamento de candidaturas da terceira via acabou esvaziando os votos desse campo e pode tornar o desfecho da eleição presidencial em primeiro turno — antes uma completa improbabilidade — algo cada vez mais crível", frisou ao Correio.

O deputado Ivan Valente (PSol-SP) disse que o ex-governador foi "de emplumado a depenado". "O tucano BolsoDoria é vítima do seu próprio veneno. Doria desiste para que seu partido apoie Simone Tebet, mas o partido de Tebet pode decidir não ter candidatura própria. A terceira via não existe para além dos sonhos de poucos. Cada vez mais poucos", postou.

Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) ironizou: "Comunico que estou abrindo mão da disputa do cinturão dos pesos médios no UFC. escreveu.

O filho 01 do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) fez menção à pandemia. "Ao desistir da pré-candidatura, Doria mostra que a conta do autoritarismo é a impopularidade. Só lamento de ele não ter desistido, na época, de mandar soldar e fechar portas de comércios e de prender pessoas que estavam na rua buscando seu sustento e de suas famílias." (Cristiane Noberto e Agência Estado)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags