O Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem uma nova presidente. Maria Thereza de Assis Moura foi escolhida para comandar a Corte no biênio 2022/2024. A posse da magistrada está prevista para o mês de agosto. Ela é a segunda mulher a ocupar a presidência do STJ. A primeira foi a ministra Laurita Vaz (2016-2018).
Maria Thereza substitui Humberto Eustáquio Soares Martins. A ministra é a atual corregedora nacional de Justiça do STJ e tem 15 anos de atuação no tribunal.
Saiba Mais
Na mesma sessão que definiu o nome da nova presidente, o Superior Tribunal de Justiça designou Luis Felipe Salomão para atuar como corregedor Nacional de Justiça (no lugar de Maria Thereza de Assis) e o ministro Og Fernandes como vice-presidente.
Por antiguidades, Herman Benjamim seria o corregedor, mas ele não quis assumir e alegou motivos pessoais. Jorge Mussi seria o sucessor, mas também não aceitou. Por isso, Salomão assumirá o cargo na nova gestão.
Responsável por uniformizar o entendimento sobre a legislação federal brasileira, o Superior Tribunal de Justiça é composto por 33 ministros. É também a instância que analisa recursos de processos de tribunais de Justiça e tribunais regionais federais.
Novos ministros
O STJ também definiu a lista com os indicados para ocupar duas vagas de ministro na Casa. São eles: Messod Azulay (TRF-2); Ney Bello (TRF-1); Paulo Sérgio Domingues (TRF-3); Fernando Quadros da Silva (TRF-4).
Os nomes foram enviados ao presidente Jair Bolsonaro (PL), que deverá escolher dois dos quatro indicados. Seguindo o rito, os nomes serão submetidos a uma sabatina no Senado, e as indicações colocadas em votação. As vagas foram abertas com as aposentadorias dos ministros Napoleão Nunes Maia Filho e Nefi Cordeiro.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.