A deputada estadual em São Paulo Janaina Paschoal (PRTB) e a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) trocam farpas neste fim de semana por conta da disputa paulista ao Senado. No sábado (7/5), em sua conta no Twitter, Paschoal criticou o presidente Jair Bolsonaro (PL) por supostamente interferir na disputa à vaga de São Paulo ao Senado. "Por que Bolsonaro quer um Senado de pau-mandado?", questionou a deputada — que já foi aliada do presidente.
Por que Bolsonaro quer um Senado de Pau Mandado?
— Janaina Paschoal (@JanainaDoBrasil) May 7, 2022
O recado foi considerado como uma indireta por Carla Zambelli, que, segundo o jornal Estadão, admite ter interesse em concorrer ao Senado, mas aguarda posicionamento do apresentador José Luiz Datena (PSC). Em resposta, no domingo (8/5), Zambelli afirmou que mantém sua pré-candidatura à Câmara, mas que "é por essas e outras que me pedem para considerar o Senado". Ela ainda disse que não se considera um "pau-mandado", e que sua lealdade ao Brasil está "acima de tudo".
Continuo pré candidata a deputada federal. Mas é por essas e outras que me pedem para eu considerar o Senado.
— Carla Zambelli (@CarlaZambelli38) May 8, 2022
Não me considero pau mandado, mas gratidão não prescreve e lealdade ao Brasil deve estar acima de tudo. https://t.co/XZVBaNdC7I
Por sua vez, Janaina Paschoal alfinetou: "Ao Brasil, ao povo brasileiro, não a uma pessoa. Se não, qual a diferença para o petismo?". Em resposta, Zambelli afirmou que o PT rouba para se perpetuar no poder, e que ela defende Bolsonaro "porque ele não rouba e está mudando o país, de acordo com meus valores e princípios".
Ao Brasil, ao povo brasileiro, não a uma pessoa. Se não, qual a diferença para o petismo?
— Janaina Paschoal (@JanainaDoBrasil) May 8, 2022
No meu texto eu digo claramente: lealdade ao BRASIL, basta ler.
A diferença para o petismo é "só" uma: PT rouba para se perpetuar no poder, eu defendo o PR pq ele não rouba e está mudando o país, de acordo com meus valores e princípios. Seguirei defendendo enquanto assim ele for— Carla Zambelli (@CarlaZambelli38) May 8, 2022
Após a contenda, Janaina Paschoal afirmou que Carla Zambelli "é sua amiga", mas deixou claro que concorrerá ao Senado "ainda quem venham Carla, Moro, Datena, Skaf, Tício, Mévio e Caio!".
https://t.co/giWhx3YliW
— Janaina Paschoal (@JanainaDoBrasil) May 8, 2022
Carla é minha amiga. Nada vai mudar isso! Convergimos em alguns pontos, divergimos em outros tantos, especialmente no estilo. Mas quero deixar algo bem claro: eu sou pré-candidata ao Senado, ainda que venham Carla, Moro, Datena, Skaf, Tício, Mévio e Caio!
Em entrevista ao jornal Estadão, Paschoal explicou que sua postagem inicial quis dizer que Bolsonaro tenta priorizar parlamentares que o adulem. Segundo a deputada estadual, sua candidatura ao Senado não está ligada ao presidente ou ao pré-candidato ao governo de São Paulo Tarcisio de Freitas (Republicanos), e que acredita ser impossível ter o apoio deles.
“Essa sinalização de toda hora tentar lançar alguém, que o presidente vem fazendo — primeiro foi a ministra Damares, depois se juntou com Datena. Depois com Skaf, ou vice-versa. Agora tem tentado emplacar a Carla Zambelli — acho que são sinais que confirmam isso", afirmou.
Saiba Mais
- Política Ciro Gomes: Primeira ação será "restaurar a autoridade da presidência"
- Política Boulos sobre eleições: "Vamos ter que jogar com muita mobilização"
- Política Michelle Bolsonaro faz pronunciamento de Dia das Mães ao lado de ministra
- Política Pacheco defende urnas e rechaça pedidos para fechar o Supremo
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.