ELEIÇÕES

TSE retira convite para União Europeia observar eleições no Brasil

Se as negociações tivessem avançado, seria a primeira vez que integrantes da União Europeia participariam das eleições no Brasil

Cristiane Noberto
postado em 03/05/2022 17:38 / atualizado em 03/05/2022 17:39
 (crédito: Evaristo Sa/AFP)
(crédito: Evaristo Sa/AFP)

A pressão do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre o Itamaraty fez efeito e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não enviou convite à União Europeia para que integrantes do bloco fossem observadores das eleições no Brasil neste ano.

A corte eleitoral mantinha conversas com a União Europeia e já havia proximidade nos discursos entre os dois. Contudo, a falta de apoio do ministro das Relações Exteriores, Carlos França, a mando do presidente, murchou as intenções, segundo a jornalista Andreia Sadi.

Há rumores de surpresa nos integrantes do tribunal com o recuo do Itamaraty. Sugerem, então, que Bolsonaro rechace a presença de membros do bloco no Brasil.

Se as negociações tivessem avançado, seria a primeira vez que integrantes da União Europeia participariam das eleições no Brasil.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação