Congresso

Lula critica Arthur Lira: "Age como se fosse o imperador do Japão"

Petista disse em seu discurso nesta terça-feira (3/5) desaprovar o orçamento secreto e o semipresidencialismo

Deborah Hana Cardoso
postado em 03/05/2022 12:56 / atualizado em 03/05/2022 14:17
 (crédito: Reprodução TV/PT)
(crédito: Reprodução TV/PT)

O Solidariedade oficializou o apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira (3/5), em São Paulo por meio de um ato no Sindicato dos Metalúrgicos em São Paulo. No evento estão presentes Lula e seu pré-candidato a vice, Geraldo Alckmin (PSB), o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PSD-AM), entre outros.

Durante seu discurso, o petista criticou duramente o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmando que o parlamentar tem um “poder imperial” no Congresso Nacional. “Ele [Arthur Lira] já está querendo criar o semipresidencialismo, ele já quer tirar o poder do presidente para que o poder fique na Câmara dos Deputados. Ele age como se fosse o imperador do Japão.”

Lula ainda citou as emendas de relator-geral (RP9), também conhecidas como orçamento secreto ou paralelo. “Ele [Arthur Lira] acha que pode mandar administrando o orçamento. O orçamento é aprovado pela Câmara, pelo Congresso e administrado pelo governo, e é para isso que o governo é eleito. É o governo que decide cumprir o orçamento aprovado pela Câmara em função da realidade financeira do estado brasileiro”, defendeu.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação