O governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) continua mal avaliado por 50% da população, mas demonstrou uma melhora nesta semana, quando, desde outubro do ano anterior, havia passado da linha dos 50%. Já 29,1% consideram seu governo ótimo ou bom, aponta a pesquisa Modalmais/ApExata realizada entre 11 e 14 de abril, e divulgada nesta quinta-feira (14/4).
A pesquisa destacou que, apesar das crises, o número de pessoas que avaliam negativamente a gestão se igualou à soma dos que a veem de forma positiva ou de forma regular, em 20,9%.
Declarações de Lula
Em meio à eleição polarizada, o ex-presidente Lula, ao se contrapor a Bolsonaro, deu recentes declarações no que tange a pauta de costumes, sobre a legalização do aborto, e também criticou a classe média. Neste cenário, o sentimento dos eleitores dos últimos cinco dias, conforme a pesquisa, foi negativo à imagem do ex-presidente. Conforme a pesquisa, terça e quinta-feira foram os dias mais negativos para a imagem do presidente, que estava conseguindo manter um patamar próximo a 40% de menções positivas, mas chega no final da semana com cerca de 35%.
Menções no Twitter
Os líderes nas pesquisas de intenções de voto e que mantém o cenário polarizado também continuam dominando praticamente sozinhos as redes sociais, abarcando 83,8% das menções aos presidenciáveis, no Twitter. Sérgio Moro e Ciro Gomes conseguem ainda criar uma agenda de influência.
Nos últimos cinco dias, Bolsonaro é mencionado por 43,9% e Lula 39,9%. Moro 7,8%. Ciro 4,4%. João Doria 2,9%. Eduardo leite 0,5% e Simone Tebet 0,7%. Já Felipe D'avila não pontuou.