Em entrevista nesta segunda-feira (11/4), ao Jornal PT Brasil, transmitido pelo canal do Youtube do partido, a presidente da legenda, Gleisi Hoffmann, afirmou que a indicação de Alckmin a vice-presidência em uma chapa com Lula é a continuação de uma aliança realizada nos últimos anos com o PSB.
"Eu acho que significa o encaminhamento de uma aliança importante com o PSB, que é um partido com o qual a gente já tem caminhado nos últimos anos no Congresso Nacional e também nos movimentos sociais contra o governo Bolsonaro", disse a presidente do partido.
Gleisi afirmou ainda que o diretório nacional do PT se reunirá na próxima quarta-feira (13/4) para discutir a indicação de Alckmin a vice na candidatura de Lula, que ocorreu oficialmente na última sexta-feira, durante evento em São Paulo. Além disso, outros partidos aliados do PT serão consultados sobre a indicação.
Saiba Mais
"[O Alckmin] foi adversário, disputamos eleições com o PSDB, tivemos contenda, temos diferenças, mas sempre fizemos nossa disputa dentro da democracia. O que nós temos hoje é algo completamente diferente", afirmou Gleisi.
A aliança entre Lula e Alckmin é alvo de críticas desde que foi anunciada. Ainda hoje (11), Bolsonaro comentou, em entrevista ao site O Liberal, que os antigos adversários "ou mentiam lá atrás ou mentem atualmente”. Antes disso, na sexta passada, o presidente havia ironizado a aliança nas redes sociais.
Segundo a presidente do PT, apesar da discussão sobre a chapa ao Planalto, a prioridade do partido agora é o que chamou de "economia popular". "Como as pessoas voltam a ter renda, a ter emprego, a poder ir no supermercado e conseguir comprar a comida que precisam. Ter um país como o Brasil, produtor de alimentos, rico, e o povo passando fome, não faz sentido. Lula é o único que tem condições hoje de coordenar um movimento para tirar o Brasil da crise".
Saiba Mais