Educação

Após casos no DF, comissão do Senado irá debater violência nas escolas

Um audiência pública sobre violência nas escolas será realizada na Comissão de Educação. No DF, dois episódios mais graves terminaram no esfaqueamento de um adolescente em Ceilândia e de uma garota em São Sebastião

Após o relato de casos de violência em escolas do Distrito Federal e também em São Paulo (SP), a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado aprovou, nesta quinta-feira (7/4), um requerimento de audiência pública para tratar do tema. A violência escolar no DF virou tema de debate no último mês, quando dois episódios mais graves terminaram no esfaqueamento de um adolescente em Ceilândia e de uma garota em São Sebastião. 

Para o senador Confúcio Moura (MDB-RO), autor do requerimento, essa violência escolar se intensificou após a pandemia, com uma série de agressões gravíssimas", até mesmo com o uso de armas de fogo e facas, como foi o caso dos episódios relatados no DF. 

"É muito importante ouvir especialistas até para orientar os prefeitos, orientar os governadores sobre os procedimentos nesse enfrentamento pós-pandemia", ponderou o parlamentar. 

Um levantamento da Polícia Militar divulgado pelo Correio mostra que, só em 2022, o Batalhão Escolar da corporação atendeu 108 ocorrências de crimes ou atos infracionais análogos a delitos praticados em colégios públicos do Distrito Federal.

Saiba Mais

O senador Flávio Arns (Podemos-PR) indicou que no ano passado enviou, ao Ministério da Educação e ao Ministério da Saúde, um documento que pedia a articulação entre as pastas para atender a demanda de casos de depressão e violência nas escolas, que se intensificou com a pandemia.

"Até o momento, não recebemos resposta ainda, meio ano depois de uma dificuldade imensa de se falar com os ministérios", criticou. 

Conectividade

Além disso, nesta quinta, os senadores também aprovaram o requerimento para pedir informações ao Tribunal de Contas da União (TCU) sobre aplicação da lei que garante contratação de serviços de internet móvel em escolas públicas.

O autor do requerimento, senador Alessandro Vieira (PSDB-SE), indicou que as informações solicitadas visam garantir um cronograma de implantação dos serviços de conectividade nas escolas. "A solicitação é muito simples, é o pedido para que o TCU encaminhe ou apresente algum tipo de cronograma de implementação dessas medidas", resumiu. 

Saiba Mais