O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) tomou posse como presidente da Frente Parlamentar pelo Livre Mercado (FPLM), no lugar de Daniel Coelho (Cidadania-PE). O evento ocorreu no restaurante do Senado, na manhã desta quarta-feira (6/4).
Grupo que reúne mais de 200 parlamentares no Congresso Nacional para debater e colocar em tramitação pautas de interesse do mercado, a frente foi fundada em março de 2019 pelo deputado Kim Kataguiri (Podemos-SP).
Durante seu discurso de posse, Van Hattem elogiou a gestão de seu antecessor, Daniel Coelho, e reiterou a importância do Legislativo para o andamento da pauta no país. “O sucesso do livre mercado no Brasil passa pelo nosso sucesso e vice-versa. Temos responsabilidades como legisladores eleitos democraticamente”, disse Van Hattem.
O novo presidente da FPLM também agradeceu, em seu discurso, o ex-secretário de Desestatização do governo Jair Bolsonaro (PL), o empresário Salim Mattar, que não pôde estar presente.
Saiba Mais
“Esta frente não é uma frente oposicionista ou governista, é uma frente da pauta, mas de princípios do livre mercado. Manteremos um caminho do livre mercado no parlamento”, disse o deputado Daniel Coelho ao deixar a presidência.
A vice-presidente da frente, a senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS), afirmou que, apesar das diferenças ideológicas no parlamento, a pauta econômica une a todos. “O Congresso ainda não tem consciência da importância da abertura de mercado. Precisamos pegar os caminhos dos países desenvolvidos”, destacou.