Nesta sexta-feira (1º/4), o General do Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira se tornou o novo ministro da Defesa do governo Bolsonaro. Ele assumiu o Ministério no lugar do General Walter Souza Braga Netto, exonerado na quinta-feira (31/3), e nomeado como assessor especial do gabinete pessoal do Presidente.
"A história nos demonstra que, nos momentos mais difíceis da nossa Pátria, as Forças Armadas sempre estiveram presentes”, afirmou o presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a cerimônia de transmissão de cargo que ocorreu na sede da pasta em Brasília. Na ocasião, os Comandantes da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; do Exército, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes; e da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior, prestigiaram o novo ministro.
Ao assumir o posto, Paulo Sérgio disse que as forças de segurança são “essenciais para a soberania e para a própria existência do Estado brasileiro”. “Recebo essa missão com entusiasmo e muita vibração. O espírito de cumprimento de missão que cultivei e pratiquei, em 48 anos de Exército, servirá a mim e à minha equipe como força impulsionadora para a luz de suas diretrizes, e, somando-se aos esforços do Governo Federal, fazermos o Ministério prosseguir nas entregas que o Brasil precisa para prosseguir”, declarou.
Saiba Mais
Braga Netto como vice
Além de assumir como assessor especial do gabinete presidencial, Braga Netto deve compor a chapa de Bolsonaro como vice-presidente, cargo que, hoje, é do General Hamilton Mourão.
Durante a cerimônia, o General fez um discurso de despedida do cargo como ministro e ressaltou o empenho dos servidores civis e militares da pasta. “Foram 12 meses de desafios e conquistas. Reconheço que o resultado alcançado nas várias áreas de atuação da Defesa foi fruto de cooperação, do consenso e da dedicação incondicional dos integrantes civis e militares do Ministério”, salientou.
O sucessor de Netto fez questão de mencionar o trabalho realizado pelo, agora, ex-ministro durante um ano no comando do Ministério. “Ministro Braga Netto, tenha certeza que daremos continuidade a esse legado, que fez o Brasil entrar na pauta nacional com a importância e a prioridade necessárias a um país da estatura do Brasil”, concluiu.
O novo ministro
Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira nasceu em Iguatu, no Ceará. Ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em 1977, tornando-se aspirante a oficial da Arma de Infantaria em 1980. Como oficial-general, chefiou e comandou várias organizações, tais como o Estado-Maior do Comando Militar do Oeste, em Campo Grande (MS); a 16ª Brigada de Infantaria de Selva, em Tefé (AM); o Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia, em Manaus (AM); o Comando Logístico do Hospital das Forças Armadas, em Brasília (DF); e o Comando Militar do Norte, em Belém (PA).
Durante a carreira, foi agraciado, entre outras condecorações, com a Ordem do Mérito da Defesa, no grau Grande Oficial; com a Ordem do Mérito Ministério Público Militar; com a Ordem do Mérito Judiciário Militar; e com o Distintivo de Comando Dourado.
(Com Ministério da Defesa)