O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), decidiu destravar os pedidos de quebra de decoro contra deputados e liberou 22 representações ao Conselho de Ética da Câmara para que sejam instaurados processos contra parlamentares. Nesta quarta-feira (27/4), sete destes processos já tiveram início na reunião do Conselho — a primeira após cinco meses.
Serão apuradas as condutas dos deputados Bia Kicis (PL-DF), Carla Zambelli (PL-SP), Eduardo Bolsonaro (PL-SP) — contra quem há oito representações, Éder Mauro (PL-PA), Wilson Santiago (Republicanos-SP) e Soraya Manato (PTB-ES). Instaurados os processos, o Conselho deverá escolher o relator para cada caso, para o prosseguimento da tramitação.
Além das representações já pautadas, também estão liberadas para apuração o pedido de cassação contra Kim Kataguiri (União Brasil-SP), pelas declarações de cunho nazista, e também contra Josimar Maranhãozinho (PL-MA), acusado de desviar dinheiro de emendas. Estas devem ser agendadas para as próximas semanas.
Saiba Mais
- Política Comitê de Direitos Humanos da ONU conclui parcialidade de Moro contra Lula
- Política Mourão afirma que indulto concedido a Silveira é constitucional
- Política "Vamos nos rebelar!", diz Ciro sobre o modelo político do Brasil
- Política Após indulto, Daniel Silveira toma posse como membro titular da CCJ
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.