Deputados de partidos aliados ao PT discursaram nesta terça-feira (12/4) no Acampamento Terra Livre, logo antes da chegada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao evento. Os parlamentares falaram aos povos indígenas reunidos no evento, defenderam que o Projeito de Lei 191/2020, PL da Mineração, seja barrado no Congresso e declararam o apoio à candidatura de Lula.
"Esta terra, antes de termos coroa, tínhamos cocares. Esta terra é dos povos indígenas, e a luta dos povos indígenas é a luta por um Brasil de pé. Nós estamos aqui para dizer que a tentativa de estabelecer mineração em terras indígenas, nós vamos rasgar" afirmou a deputada federal Erika Kokay (PT).
"A luta é para derrotar o pior governo da história do Brasil, que é o governo Bolsonaro. Estou morrendo de saudade daquele que foi o melhor presidente da história do Brasil. Não vejo a hora da gente derrotar esse monstro que governa o Brasil", discursou também o deputado Bira do Pindaré (PSB).
Saiba Mais
As falas dos parlamentares foram todas no sentido de apoiar a candidatura de Lula ao Planalto. Para as lideranças indígenas, não basta que os povos indígenas apoiem a eleição do ex-presidente, mas que eles tenham representatividade e participem da construção do projeto de governo.
Discursaram também a deputada Joenia Wapichana (Rede), primeira indígena na Câmara, o senador Paulo Rocha (PT), o deputado Paulo Pimenta (PT), a deputada Talíria Petrone (PSol), o deputado distrital Leandro Grass (PSB), entre outros parlamentares.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.