O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, indicou dois nomes para compor o Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas (Confert), responsável por desenvolver o Plano Nacional de Fertilizantes no Brasil. A medida foi anunciada pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) para tentar mitigar a falta de fertilizantes no país devido à crise internacional de fornecedores provocada pela guerra entre Ucrânia e Rússia.
Órgão colegiado consultivo e deliberativo, instituído por decreto, o Confert será composto por representantes de ministérios (do governo federal), governos estaduais e organizações civis. O Fórum Nacional de Governadores, atualmente coordenado pelo governador Ibaneis Rocha, é o responsável pela indicação de duas cadeiras do Confert, referentes às representações estaduais.
A assessoria de imprensa do GDF confirmou com exclusividade ao Correio que o governador indicou Loiselene Trindade da Rocha, diretora-executiva da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), para assumir como membro titular do Confert.
Marcelo dos Santos Menezes, superintendente-executivo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe, foi indicado por Ibaneis para integrar o referido Conselho, como membro suplente.
Confert
O Confert será constituído, ainda, por sete Câmaras Técnicas, em caráter permanente, que serão compostas por cinco a sete membros, indicados pelos representantes das instituições que compõem o Conselho. Serão criadas as câmaras técnicas de Fertilizantes Nitrogenados, de Fertilizantes Fosfáticos, de Fertilizantes Potássicos, de Cadeias Emergentes, de Ciência, Tecnologia e Inovação, de Sustentabilidade Ambiental e de Assuntos Transversais.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.