O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), assinou, nesta terça-feira (5/4), juntamente com os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes, presidente e vice do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), respectivamente, o Termo de Cooperação para o enfrentamento da desinformação no Processo Eleitoral, especialmente contra a legitimidade e a integridade das eleições 2022.
O documento tem o objetivo de estabelecer ações de cooperação entre as duas instituições, por meio da definição de ações, medidas e projetos desenvolvidos conjuntamente para combater fake news no pleito deste ano.
Saiba Mais
O texto elenca as medidas a seguir:
- realização de atividades voltadas à conscientização da ilegalidade das práticas de desinformação;
- adoção de medidas para desestimular e denunciar a criação e a utilização de redes de desinformação e condutas ilegais em campanhas eleitorais, bem como o envio de disparo em massa de mensagens de propaganda política em desacordo com a legislação;
- difusão, interna e externamente, por intermédio de seus múltiplos canais, conteúdos oficiais produzidos pelo TSE; entre outros.
É previsto que o termo tenha validade enquanto durar o Programa de Enfrentamento à Desinformação no âmbito da Justiça Eleitoral. O prazo poderá ser prorrogado por mais 60 dias e também há previsão de rescisão, a qualquer momento, mediante comunicado prévio.
Saiba Mais
- Política De olho nas eleições de outubro, candidatos aceleram as campanhas
- Política Lula diz que, se eleito, irá retirar 8 mil cargos comissionados de militares
- Política MDB passa bem pela janela partidária e aposta em Tebet para liderar a 3ª via
- Política Lula defende chapa: "Eu mudei, o Alckmin mudou e o Brasil mudou"
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.