Poder

Bolsonaro em promoção de sargentos da FAB: "Vocês são muito importantes para nós"

Evento de promoção de 1,4 mil militares ocorreu na manhã desta sexta-feira (1°/4) na Base Aérea de Brasília

Ingrid Soares
postado em 01/04/2022 12:49 / atualizado em 01/04/2022 12:49
 (crédito: Reprodução / TV Brasil)
(crédito: Reprodução / TV Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou nesta sexta-feira (1°/4) da promoção de 1,4 mil militares da Força Aérea Brasileira (FAB) graduados a segundo-sargento do Quadro Especial de Sargentos (QESA). O evento ocorreu na Base Aérea de Brasília.

No discurso, o chefe do Executivo comentou sobre um decreto assinado em dezembro do ano passado, que alterou o Regulamento do Corpo do Pessoal Graduado da Aeronáutica e possibilitou que o Quadro passe a contar com Segundos Sargentos, além de Terceiros Sargentos. Além disso, foi modificado o prazo de ingresso dos cabos.

“Hoje, um evento interno, mas de extrema importância, em especial para vocês que estão no início, não do tempo, mas no início da carreira da Força Aérea. Vocês são muito importantes para nós. Dessa vez, não foi preciso passar pelo parlamento.”

“O comandante Baptista Junior trouxe a proposta, acolhida pelo então ministro da Defesa, Braga Netto, de reduzir o interstício do tempo de serviço de cabo de 20 para 15 anos, bem como dar mais um passo na promoção: os já terceiros sargentos irem para segundo sargento”, disse Bolsonaro durante o evento.

“Vocês fazem parte de uma corrente e um grande elo que existe entre a Força. Entre os oficiais e a ponta final da linha, os soldados. Então, vocês são muito importantes para nós, prestam os mais importantes serviços à FAB. E quem ganha com isso somos todos nós brasileiros”, concluiu Bolsonaro, cumprimentando os militares um a um.

Benefícios

Visando manter o apoio da ala militar na corrida à reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem ampliado o rol de benefícios ao setor. No último dia 18, o chefe do Executivo revogou o decreto assinado pela ex-presidente Dilma Rousseff datado de 2016 que já previa a ampliação de bônus e aumentou o recebimento de gratificações de representação de militares.

A gratificação, agora prevista mensalmente a oficiais-generais, é de 10% em cima do salário básico. Em caráter eventual, de 2% aos militares em cargo de comando, direção ou chefia, aos participantes de viagens de instrução ou operacional e ainda a militares que estiverem a serviço de autoridades estrangeiras no país. A medida também foi assinada pelo ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação