O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, filiou-se ao PSDB, de acordo com anúncio do partido feito na tarde desta terça-feira (22/3), na conta oficial do partido. Na publicação, Maia foi definido como “Democrata, reformista, moderado”, disse.
O PSDB recebe honrado e com alegria o ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que agora terá o importante papel de reestruturar o partido e Liderar a Federação PSDB/Cidadania no Rio de Janeiro. (1/2) pic.twitter.com/qG5MP9CbJz
— PSDB (@PSDBoficial) March 22, 2022
Maia estava sem partido após a expulsão do Democratas, agora União Brasil, ainda em junho de 2021. A saída de Maia, um quadro histórico do DEM, ocorreu no contexto da candidatura do deputado federal Baleia Rossi à Câmara dos Deputados. Como parte do DEM acompanhou o Centrão para eleger Arthur Lira (PL-AL), Maia declarou-se traído e deixou o Democratas.
No anúncio de filiação, o PSDB ressaltou que "Rodrigo Maia trabalhou por reformas importantes para o Brasil", citando o Marco Legal do Saneamento Básico e a reforma da Previdência.
Recepção
O ex-presidente da Câmara já contava com a proximidade com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que chegou a nomear Maia como secretário estadual de Projetos e Ações Estratégicas em agosto de 2021. Naquele momento, Doria elogiou o currículo do aliado.
"A experiência do Rodrigo Maia à frente da Câmara fortaleceu nele a capacidade de dialogar com governos, sociedade civil e setor produtivo, com eficiência e credibilidade. Todas as reformas que passaram sob sua liderança só foram possíveis por causa do diálogo, do senso de urgência e do olhar estratégico de quem sabe o que é verdadeiramente importante para o país", afirmou Dória.