Presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab afirmou que há a possibilidade de uma “campanha alternativa” ao presidente Jair Bolsonaro e a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a disputa à Presidência em 2022. Incentivador da pré-candidatura de Eduardo Leite, Kassab acredita que o governador do Rio Grande do Sul poderá ser a opção dos brasileiros que ainda não têm candidato.
“[As pessoas] Vão se identificar com uma candidatura de renovação, não querem o que está aqui, nem a volta do passado. E o PSD quer apresentar essa alternativa para o cidadão brasileiro”, declarou Kassab em entrevista ao Globonews nesta segunda-feira (21/3). Para o presidente do PSD, apostar em Leite traz a ideia de renovação, eficiência e boa gestão, em função do seu histórico à frente do governo gaúcho.
Apesar do apoio, Eduardo Leite ainda não anunciou se mudará de partido. Na semana passada, o PSDB enviou uma carta em tom de apoio para tentar convencer o gaúcho a permanecer na legenda. Em resposta, o governador disse que iria "continuar o diálogo interno" com a legenda para entender como o PSDB quer "ser protagonista no processo nacional".
Para Kassab, o cenário eleitoral pode mudar com o início das pré-campanhas, marcado para o dia 2 de abril. Portanto, segundo ele, Leite teria a possibilidade de emplacar uma terceira via e ocupar um espaço dos eleitores que não votariam nem em Lula nem em Bolsonaro.