Um novo projeto de lei protocolado na Mesa Diretora do Senado Federal tem o objetivo de ampliar a abrangência da realização dos Censos Demográficos, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no que diz respeito às vítimas nas mais diversas esferas de violência.
A proposta foi apresentada na segunda-feira (14/3) e é de autoria do senador Marcos do Val (Podemos-ES). “A partir da aprovação do projeto, vamos poder ter um panorama das vítimas de violência em nosso país. Teremos os índices de qualquer que seja o tipo de agressão realizada com a garantia do sigilo empregado pelos pesquisadores, seja nas áreas urbanas ou rurais”, garantiu.
Na avaliação do parlamentar, uma outra vantagem do projeto é a possibilidade de ampliação dos números, tendo em vista que muitos casos não são denunciados à polícia. Segundo o senador, a proposta permite gerar políticas públicas mais eficazes.
“Saberemos onde está concentrado, por região, o maior número de ocorrências. Hoje, as estatísticas criminais são subestimadas. Isso acontece com crimes que variam desde o furto até o estupro, devido a sentimentos como medo, vergonha, ceticismo e preguiça. Vamos poder ter um respaldo maior nos registros”, apontou o parlamentar capixaba.