PREFEITURA

Fuad Noman toma posse nesta terça como prefeito de Belo Horizonte

Cerimônia na Câmara Municipal de BH oficializou a substituição de Alexandre Kalil, que renunciou para tentar ser governador de Minas Gerais

Matheus Muratori - Estado de Minas
Natasha Werneck - Estado de Minas
postado em 29/03/2022 12:46 / atualizado em 29/03/2022 12:50
 (crédito:  Gladyston Rodrigues/EM/DA Press)
(crédito: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press)

Agora é oficial: Belo Horizonte tem um novo prefeito. Nesta terça-feira (29/03), Fuad Noman (PSD) tomou posse como prefeito belo-horizontino em cerimônia na Câmara Municipal de BH. Noman, vice-prefeito desde janeiro de 2021, substitui Alexandre Kalil (PSD) no posto, que renunciou para se tornar pré-candidato ao Governo de Minas nas eleições gerais de 2022, em outubro.

Fuad esteve na Câmara de BH com a esposa, os dois filhos e netos. Também acompanharam à posse a maioria dos vereadores, entre eles Nely Aquino (Podemos), presidente da Casa, e outras autoridades, como parlamentares estaduais e federais e integrantes do Judiciário.

Secretários municipais também acompanharam Fuad. São eles: Cláudio Beato (Desenvolvimento Econômico), Genilson Ribeiro (Segurança e Prevenção), André Reis (Planejamento, Orçamento e Gestão), Maíra Colares (Assistência Social), Mário Werneck (Meio Ambiente) e Josué Valadão (secretário de Governo).

No discurso de boas-vindas, Nely Aquino desejou sucesso a Fuad Noman e disse que qualquer desavença com o Executivo é passado. A presidente da Câmara de BH não tem boa relação com Kalil e, após iniciar a fala, brincou: "Estou doida para ouvi-lo falar como prefeito".

“O senhor encontrará nessa casa, apoio, diálogo e respeito necessário. Esperamos reciprocidade, essa casa tem prerrogativas e quer seguir aprovando o que é de interesse público. Encerrando os desentendimentos. O senhor sabe que aqui encontra diálogo e compromisso com a cidade”, disse Nely, em discurso de tom apaziguador.

No discurso de posse, Fuad destacou ações que a prefeitura teve desde 2017, quando Kalil foi eleito pela primeira vez, como o combate à pandemia da COVID-19 e obras de contenção de enchentes. O agora prefeito, secretário de Fazenda entre 2017 e 2020, aos 74 anos, também destacou que terá diálogo com a Câmara de BH.

A posse contou com manifestação do lado de fora da Câmara de BH. Servidores da educação municipal pediam um reajuste salarial, e uma carta do grupo foi entregue ao novo prefeito de BH, segundo vereadores ligados à causa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação