Com a proximidade das eleições presidenciais, o Youtube atualizou suas políticas sobre a integridade eleitoral. O comunicado foi feito nesta terça-feira (22/03).
Agora, as diretrizes foram alteradas para remover conteúdos equivocados sobre as eleições de 2018 que promovam alegações falsas, fraudes, erros ou problemas técnicos.
Além desse material, também será possível remover o conteúdo que inclui alegações falsas sobre as urnas eletrônicas e alegações sobre uma suposta fraude nas eleições presidenciais de 2018.
O maior incentivador deste discurso é o presidente Jair Bolsonaro (PL), que já disse acreditar que as eleições foram fraudadas por hackers e que ele deveria ter sido eleito em primeiro turno.
Também serão retirados conteúdos que tenham o objetivo de enganar eleitores sobre a hora, o local, os meios ou requisitos necessários para votar, ou informações falsas que possam fazer as pessoas desistirem de ir às urnas.
A plataforma também não irá tolerar informações falsas sobre a inelegibilidade de candidatos ou políticos em exercício.
Painéis
O Youtube irá ainda estrear uma nova ferramenta. Os usuários terão acesso a um painel de informações na parte superior dos resultados da pesquisa, ou abaixo dos vídeos relacionados ao voto eletrônico, com um link para informações oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Saiba Mais
- Política Milton Ribeiro nega acusações de favorecimento a pastores e isenta Bolsonaro
- Política Ministra Damares Alves diz que não concorrerá ao Senado
- Política Gilmar: 'Legado de Bolsonaro foi ter nomeado Moro e devolvê-lo para o nada'
- Política MPF propõe ação de improbidade contra Bolsonaro e "Wal do Açaí"
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.