O Ministério das Comunicações (MCom) divulgou, nesta quarta-feira (16/3), as regras da audiência pública que discutirá o processo de privatização dos Correios. A audiência está marcada para ocorrer na próxima semana, em 24 de março, às 10h, no edifício-sede do Ministério das Comunicações, em Brasília. A sessão será aberta para participação da sociedade, mediante inscrição feita previamente pela internet.
A audiência será iniciada com a apresentação do tema pela Mesa Diretora do Ministério das Comunicações e demais expositores. Essa exposição vai até 12h, quando abre-se o prazo para o cadastro das manifestações orais e de pedidos de esclarecimentos via e-mail.
"Os cidadãos interessados em participar precisam se cadastrar no dia do evento, das 12h às 14h, mediante envio de mensagem e de imagem legível da cédula de identidade para o e-mail audienciapublica.servicospostais@mcom.gov.br", informou o MCom.
Cada interessado cadastrado para falar na audiência pública só poderá participar uma única vez e por até dois minutos. Essas manifestações serão feitas de 14h até às 17h. Em seguida, a mesa diretora fará os devidos esclarecimentos e considerações. A sessão está prevista para encerrar às 18h.
Desde o final de fevereiro, está aberta uma consulta pública, exigida pelo Tribunal de Contas da União (TCU), sobre o tema e qualquer indivíduo pode participar. A consulta ficará disponível por 45 dias, na plataforma Participa + Brasil, para que os interessados possam dar suas contribuições sobre o tema.
Os Correios estão incluídos no Programa Nacional de Desestatização desde abril de 2021. No entanto, o projeto de lei 591/2021, que atualiza o marco regulatório do Sistema Nacional de Serviços Postais (SNSP) e privatiza os Correios, está parado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.