O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta terça-feira (8/2) que a obra da transposição do Rio São Francisco “não ia sair nunca” se o PT ainda estivesse no poder. A declaração ocorreu durante visita do chefe do Executivo à Elevatória de Salgueiro/PE (EBI-3), em Pernambuco. O presidente publicou um vídeo nas redes sociais em que aparece andando de pé em uma picape, ao lado de ministros do governo, fazendo o comentário enquanto conhece o percurso.
Mais cedo, em cerimônia de inauguração do Núcleo de Controle Operacional da Transposição do Rio São Francisco. No discurso, em uma tentativa de aproximação e de quebrar resistências, Bolsonaro chamou a região de "meu Nordeste".
Depois, seguiu para o Ceará, em Jati, onde participou da cerimônia alusiva ao ato de liberação das Águas do Rio São Francisco no Estado. Na ocasião, o presidente completou que as verbas desviadas de estatais como a Petrobras dariam para construir 50 transposições do Rio São Francisco e ainda falou em "atraso" e "falta de compromisso" do PT em governos anteriores. O chefe do Executivo disse ainda que "falta d'água não é mais problema para a região".