Política extena

Bolsonaro sobre relações estremecidas com o Peru: está tudo superado

O presidente também foi questionado sobre a viagem para Rússia e os conselhos sobre a visita. Bolsonaro disse que "Brasil é Brasil e Rússia é Russia"

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que mantém as melhores relações com os países no mundo. Ao ser questionado sobre as relações com o presidente peruano, Pedro Castillo, o chefe do Executivo disse que "está tudo superado".

"Queremos uma América do Sul livre, com liberdade de expressão e liberdade de imprensa para todos. Logicamente que esse encontro tem a ver com isso: ter uma boa relação para a democracia imperar de fato. Foi tudo superado", afirmou à jornalistas nesta quinta-feira (3/2). 

Bolsonaro está em Porto Velho (RO) para um encontro com Castillo. No ano passado, durante as eleições no país vizinho, o presidente brasileiro chegou a dizer "perdemos o Peru", quando o colega venceu o pleito.

Viagem para a Rússia

O presidente também foi questionado sobre a viagem para a Rússia e os conselhos dos EUA sobre a visita. Bolsonaro disse que "Brasil é Brasil e Rússia é Russia". O chefe do Executivo ainda afirmou que faz "um bom relacionamento com o mundo todo" e se o presidente dos EUA, Joe Biden, "me convidar, eu vou".

Em tensão com o país euroasiático, os EUA têm recomendado que o presidente brasileiro não visite Moscou. A viagem está marcada para o dia 14 de fevereiro.

 

Saiba Mais