O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quarta-feira (02/02) durante leitura tradicional da mensagem presidencial ao Congresso que uma das prioridades do governo para este ano é a aprovação da reforma tributária que trata do Imposto de Renda. A mensagem é uma versão mais enxuta do que a do ano passado no quesito de pautas prioritárias. Bolsonaro elencou apenas três temas, um deles já citado acima e completou citando a importância da aprovação do marco legal das garantias e a portabilidade da conta de luz.
"Ante todo esse cenário, diversos projetos legislativos merecem atenção e análise do Congresso Nacional, neste ano de 2022, para a consecução dos programas e das políticas públicas em curso. Aqui, destacamos o da Portabilidade da Conta de Luz, o do Novo Marco Legal das Garantias e o da Reforma Tributária. Em 2022, continuaremos trabalhando para o desenvolvimento, o progresso e o bem-estar de nosso povo, sempre calcados em nossos princípios, nossos valores e em nossa democracia", apontou.
O chefe do Executivo ainda defendeu reformas trabalhistas e, sem citar Lula diretamente, o atacou, citando que a Casa não deve permitir a regulamentação dos meios de comunicação.
"Os senhores nunca me virão vir aqui nesse parlamento pedir para regulação da mídia e da internet. Eu espero que isso não seja regulamentado por qualquer outro poder. A nossa liberdade acima de tudo. Também nunca virei aqui para anular a reforma trabalhista aprovada por este Congresso. Afinal, os direitos trabalhistas continuam intactos no artigo 7º da Constituição", emendou.