MEIO AMBIENTE

Mudanças climáticas: parlamentar propõe projeto para priorizar redução de danos

Diante de situações extremas, como a seca intensa no sul do país e as fortes chuvas que atingem estados do Sudeste, proposta que visa fortalecer o Fundo Nacional de Mudanças Climáticas deve ser pautada com urgência no Plenário

Taísa Medeiros
postado em 17/02/2022 17:00 / atualizado em 17/02/2022 17:00
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) apresentou nesta quinta-feira (17/2) um projeto de lei (PL 301/2022) para fortalecer o Fundo Nacional de Mudanças Climáticas. A proposta visa, ainda, a inclusão de ações de adaptação às mudanças do clima e redução de danos gerados por condições climáticas. O projeto deve ser pautado com urgência no Plenário do Senado, conforme acordado em reunião de líderes.

"Os problemas causados por eventos climáticos extremos, como as enchentes e deslizamentos, se repetem por décadas no Brasil, tratados como mera consequência do acaso. Na verdade, essas tragédias anunciadas são resultado direto da falta de planejamento adequado e da insensibilidade de gestores e legisladores. Este projeto muda isso, garantindo foco e recursos para prevenir e reparar desastres", destaca o parlamentar.

Vieira defende que, com o projeto, haverá garantia de recursos para o atendimento da população impactada por eventuais mudanças climáticas.

"Precisamos reconhecer os efeitos das mudanças climáticas e agir preventivamente, adaptando as cidades e executando ações de prevenção. Com esse projeto, vamos garantir os recursos para atendimento das vítimas de tragédias causadas por intensos eventos climáticos", pontua Alessandro Vieira.

Segundo o último balanço da Defesa Civil de Petrópolis, até a manhã de hoje, 105 mortes foram confirmadas em decorrência das chuvas na cidade. Outros 134 registros de desaparecimento foram feitos. O município enfrenta fortes chuvas há dias, provocando uma onda de destruição e milhares de famílias desabrigadas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação