MUDANÇAS

Novos secretários tomam posse no Ministério da Saúde

Ao todo, a pasta fez cinco alterações. Nova gestão assumiu os cargos em cerimônia realizada na sede do ministério nesta quarta-feira (16/2)

Gabriela Bernardes*
postado em 16/02/2022 17:35 / atualizado em 16/02/2022 17:36
 (crédito: Reprodução/Youtube)
(crédito: Reprodução/Youtube)

Os novos secretários do Ministério da Saúde assumiram seus cargos na tarde desta quarta-feira (16/2). Em cerimônia realizada na sede do Ministério, o ministro Marcelo Queiroga oficializou as alterações na pasta.

Mayra Pinheiro, a “Capitã Cloroquina”, deixou a secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES). Ela passou para o cargo de subsecretária da Perícia Médica Federal no Ministério do Trabalho e Previdência. Em seu lugar assumiu Hélio Angotti Netto, médico envolvido recentemente em polêmicas por redigir uma nota da Saúde que afirma que vacinas não têm efetividade e segurança e por defender remédios do "Kit Covid" — que não têm efetividade comprovada cientificamente, ao contrário dos imunizantes.

Agora, quem liderará a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (SCTIE), antes presidida por Angotti, é a servidora Sandra de Castro Barros para chefiar a seção. Sandra já exercia o cargo de diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos dentro da mesma secretaria, do qual fica exonerada.

Queiroga também anunciou que o médico Sérgio Okane retornará ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Quem assume sua posição na Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES) é a enfermeira Maíra Botelho.

As mudanças acontecem no último ano da gestão de Queiroga na pasta. Para o ministro, porém, "ainda há muito trabalho pela frente". "Para mim, nós estamos apenas começando. Eu tenho muito entusiasmo porque sei que tenho o apoio dos nossos secretários, que são, em sua maioria, servidores públicos. Lembra como era no passado as escolhas do ministro e dos secretários? Esses cargos eram cobiçados e os critérios de escolha eram outros. Nós não queremos que isso volte acontecer. O critério aqui é técnico", disse o ministro, no evento. 

As alterações já estavam descritas no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta.

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação