Com cobranças vindas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que se estabeleça uma normativa a respeito das fake news, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) decidiu votar o pedido de urgência do PL 2630, conhecido como PL das fake news, ainda esta semana. Nesta terça-feira (15/2), o presidente da Casa se reuniu com o relator do projeto, o deputado Orlando Silva (PCdoB), para debater detalhes do texto. Com isso, há possibilidade de que o texto seja analisado pelo plenário na próxima semana.
Conforme o relator da proposta, o alinhamento para a votação é essencial para otimizar a discussão da pauta. “Não é inteligente a gente fazer uma mudança aqui [na Câmara] independente do Senado. Por isso, a minha percepção é assim: essa semana agora e a próxima serão dedicadas a dialogar com líderes e bancadas da Câmara. Vários líderes que estavam hoje no almoço já me comunicaram os horários e os dias das reuniões com as bancadas. Tudo isso, paralelamente, conversando com o Senado”, frisou o parlamentar.
Silva estima que a votação ocorra ainda na primeira quinzena do mês de março. Ele comenta que, para otimizar o processo, já teve conversas com o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e com o senador Humberto Costa (PT-PE). Nos próximos dias, o diálogo deve ocorrer com o senador Ângelo Coronel (PSD-BA) e com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). “Vamos fazer uma conversa paralela com o Senado para ganhar tempo, mas não temos como avançar no Senado sem ter o pensamento médio da Câmara”, concluiu.
Saiba Mais
- Política AGU vai consultar TSE sobre legitimidade da PEC dos combustíveis
- Política União Brasil, MDB e PSDB buscam a equação para 2022 A reunião entre os presidentes do MDB, do União Brasil e do PSDB, marcada para esta terça-feira em Brasília, é um passo importante para a formação de uma ala importante do que se convencionou chamar de T
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.