APOLOGIA AO NAZISMO

PGR vai investigar Kim Kataguiri e Monark por apologia ao nazismo

"Todo discurso de ódio deve ser rejeitado com a deflagração permanente de campanhas de respeito à diversidade", afirmou o PGR, Augusto Aras

Cristiane Noberto
postado em 08/02/2022 20:18 / atualizado em 08/02/2022 20:55
 (crédito: Reprodução Youtube/Câmara dos Deputados )
(crédito: Reprodução Youtube/Câmara dos Deputados )

Após diversas representações ao Ministério Público Federal (MPF), o procurador-geral da República, Augusto Aras, determinou, nesta terça-feira (8/2), a abertura de uma investigação para apurar a prática de eventual crime de apologia ao nazismo pelo deputado federal Kim Kataguiri (DEM/SP) e pelo ex-apresentador do Flow Podcat, Bruno Monteiro Aiub, conhecido como Monark.

Segundo a PGR, as acusações serão analisadas pela assessoria criminal de Aras, haja visto que o parlamentar possui foro privilegiado. Ainda que não possa se posicionar sem que tenha transcorrido a apuração, Aras reiterou que o discurso de ódio deve ser repudiado.

“Todo discurso de ódio deve ser rejeitado com a deflagração permanente de campanhas de respeito à diversidade como fazemos no Ministério Público brasileiro para que a tolerância gere paz e afaste a violência do cotidiano”, frisou.

O apresentador abordou o tema enquanto ocorria o debate sobre regimes radicais de esquerda e direita, e Monark saiu em defesa do “direito” de ser antissemita: “A esquerda radical tem muito mais espaço que a direita radical, na minha opinião. As duas tinham que ter espaço. Eu acho que tinha de ter o partido nazista reconhecido por lei”, disse. Já Kim Kataguiri teria afirmado que foi um erro a Alemanha ter criminalizado o partido nazista.

Nas redes sociais, o parlamentar se defendeu das acusações. “O que eu realmente disse sobre o nazismo: muito melhor expor a crueldade dessa ideologia nefasta para que todos vejam o quanto ela é absurda. Sufocar o debate só faz com que grupos extremistas cresçam na escuridão e não sejam devidamente combatidos e rechaçados. Irônico é ver quem normaliza os genocídios cometidos pelo comunismo falarem em direitos humanos. Essa gente não tem compromisso com direitos individuais, tem compromisso com o próprio projeto de poder”, escreveu.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Aras pede ao STF que arquive inquérito contra Bolsonaro por vazar dados sigilosos
    Aras pede ao STF que arquive inquérito contra Bolsonaro por vazar dados sigilosos Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
  • Deputado e podcaster serão investigados
    Deputado e podcaster serão investigados Foto: Reprodução/Youtube e Câmara dos Deputados
  • Deputado Kim Kataguiri e Monark defenderam criação de partido nazista durante live
    Deputado Kim Kataguiri e Monark defenderam criação de partido nazista durante live Foto: Reprodução Youtube/Câmara dos Deputados
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação