Eleições

MDB e PSDB abrem negociações para formar federação partidária

Tanto PSDB quanto MDB têm pré-candidatos à Presidência, com João Doria e Simone Tebet disputando o Planalto respectivamente. A união obrigaria que um dos dois nomes fosse descartado

Bernardo Lima*
Gabriela Chabagoilty*
postado em 02/02/2022 17:45 / atualizado em 02/02/2022 17:45
Presidente do PSDB, Bruno Araújo -  (crédito: Evaristo Sá/AFP)
Presidente do PSDB, Bruno Araújo - (crédito: Evaristo Sá/AFP)

De olho nas eleições de outubro, PSDB e MDB abriram negociação para formar uma federação partidária. A informação foi confirmada pelos presidentes dos partidos, Bruno Araújo (PSDB) e Baleia Rossi (MDB), nas redes sociais.

Ainda em estágio inicial das negociações, os presidentes das siglas destacaram que a decisão final só será tomada após consultarem a base de seus partidos.

A federação pode ser conflituosa porque ambos os partidos possuem pré-candidatos à Presidência da República. De um lado, no MDB, a senadora Simone Tebet lançou sua pré-candidatura e iniciou a sua agenda de campanha eleitoral. Do outro lado, no PSDB, o atual governador de São Paulo, João Doria, que venceu as prévias do partido e foi escolhido como o candidato a disputar a Presidência.

Além disso, a união obrigaria que os dois partidos seguissem juntos por quatro anos.

*Estagiários sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação