O presidente Jair Bolsonaro e a primeira-dama, Michelle, participaram nesta quinta-feira (27/1) da missa de sétimo dia da mãe do chefe do Executivo, Dona Olinda, 94 anos, falecida no último dia 21 em Eldorado Paulista. O presidente realizou a primeira leitura bíblica da cerimônia, que foi finalizada pouco depois das 10h. Bolsonaro não discursou nem concedeu declarações à imprensa.
A cerimônia ocorreu na Catedral Militar Rainha da Paz, em Brasília, e foi presidida pelo arcebispo militar Dom Fernando Guimarães. Estiveram presentes os ministros Walter Braga Netto (Defesa), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral da Presidência), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Fábio Faria (Comunicações), Ciro Nogueira (Casa Civil), Paulo Guedes (Economia) e Flávia Arruda (Secretaria de Governo); além do neto de Dona Olinda, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ).
Por conta da coincidência de datas, Bolsonaro cancelou viagem a Cartagena, na Colômbia, onde participaria do Fórum para o Progresso e Desenvolvimento da América do Sul (Prosul). Em seu lugar, o chefe do Executivo escalou o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB).
Uma mensagem de condolências enviada pelo papa Francisco ao presidente e família foi lida pelo Monsenhor Joseph Antony.
"Com pesar, acabo de receber a notícia da morte de sua venerada mãe, que deixou belo testemunho cristão tanto no desempenho da sua missão familiar como na solícita colaboração prestada à vida eclesial.
Apresento à vossa excelência e inteira família enlutada minhas sentidas condolências, invocando sobre todos o conforto do Altíssimo, enquanto imploro a Cristo Redentor para alma da sua serva Olinda a paz e a felicidade prometidas aos seus fiéis discípulos", disse o texto.
Saiba Mais