O partido Avante lançou neste sábado (29/01) a pré-candidatura do deputado federal Andre Janones à Presidência da República. O lançamento ocorreu em ato do partido no Mar Hotel, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Antes mesmo de ser oficialmente candidato pelo partido, Janones já era citado em pesquisas de intenção de voto. Na última pesquisa do Ipec, divulgada em dezembro, o nome do pré-candidato despontou com 2%, colocando-o no mesmo patamar que João Doria (PSDB) e numericamente à frente de Simone Tebet (MDB) e Rodrigo Pacheco (PSD).
Além do lançamento da candidatura, foi realizado o balanço de crescimento do partido e o planejamento de ações para o próximo pleito eleitoral com base nas metas estabelecidas. Entre os presentes no evento de lançamento da pré-candidatura estavam os deputados federais pelo Avante Greyce Elias (MG), Sargento Isidorio (BA), Tito (Bahia), Luís Tibé (MG) e o presidente nacional do partido, deputado federal por Pernambuco Sebastião Oliveira.
Quem é André Janones
O parlamentar se define como a “terceira via viável”. Dono de redes sociais que, somadas, alcançam mais de 10,4 milhões de pessoas, o deputado federal foi eleito pelo Avante-MG.
A história de Janones despertou curiosidade. O advogado ganhou destaque em 2018, quando apoiou e se tornou porta-voz de caminhoneiros durante a greve, no governo Michel Temer (MDB). O jovem político, de 37 anos, dialoga com diferentes categorias, e utiliza as redes sociais para aumentar o alcance de seus projetos.
O parlamentar chegou a chamar atenção do ex-ministro Sergio Moro e do ex-presidente Lula, mas segundo o presidente nacional do Avante e deputado federal, Luís Tibé, a intenção do partido é levar a candidatura de André Janones até o final. Segundo ele, o partido está otimista com as perspectivas de crescimento da campanha após o lançamento oficial. “Não tenho a menor dúvida que as intenções de voto para ele podem crescer, a candidatura nem foi oficializada ainda e ele já está pontuando bem nas pesquisas”, afirmou.
Com as intenções de voto do eleitorado concentradas majoritariamente entre Lula e Bolsonaro, o presidente nacional do Avante diz que Janones aparece como uma “alternativa às candidaturas de extremo”. Mirando na disputa pela terceira via, Tibé destaca que outros candidatos vem enfrentando resistência para se lançar na disputa à Presidência dentro do próprios partidos, “Acho que o diferencial do Janones é que o partido está muito unido em torno dele. Tivemos uma construção sólida da sua candidatura para que ela tenha força para chegar até o final.”
Saiba Mais
- Política Bolsonaro evita comentar falta em depoimento na PF: "Tudo em paz"
- Política Bolsonaro participa de cerimônia de ingresso da filha no Colégio Militar
- Cidades DF DF: Ibaneis Rocha prevê queda nas internações nos próximos 15 dias
- Política Bolsonaro: PEC dos combustíveis será entregue na próxima semana ao Congresso
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.