O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), pré-candidato à Presidência, disse nesta sexta-feira (28/1) que os presidentes do PSDB e do Cidadania “não têm poder” para decidir pela formação de uma federação para as eleições de outubro entre os dois partidos.
Ambos têm pré-candidatos ao Planalto: o governador João Doria (PSDB-SP) e Vieira, mas o modelo de federação só permite um candidato. Isso significa que um deles precisaria abrir mão da candidatura.
Em sua conta no Twitter, Vieira reagiu a uma publicação de Doria, na qual o governador de São Paulo comemorava a decisão dos presidentes do PSDB e Cidadania de criar uma federação partidária entre as duas siglas.
Os presidentes não têm poder para esta decisão. Estamos iniciando uma discussão que deverá respeitar as construções históricas de militantes, gestores e parlamentares. A união do centro democrático é urgente, mas ignorar que política se faz com paciência e respeito não ajuda.
— Senador Alessandro Vieira (@Sen_Alessandro) January 28, 2022
Na quinta-feira (27), o senador já tinha protestado contra a criação de um federação do Cidadania com um partido que tivesse outro nome postulante à Presidência. Ele alegou que seria necessário um “ajuste coerente de programa”.
A possibilidade de federação, seja com PSDB ou Podemos, exige ajuste coerente de programa comum e garantia de mecanismos justos e transparentes de atuação conjunta durante 4 anos, em especial para definição de candidaturas e formação de chapas em todas as esferas, sem imposições.
— Senador Alessandro Vieira (@Sen_Alessandro) January 27, 2022
*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro
Saiba Mais
- Política Simone Tebet vai a campo
- Política Moro se diz orgulhoso de ter desembarcado da gestão Bolsonaro
- Política Lula tenta atrair o PSD para uma aliança centro-esquerda
- Política Bolsonaro diz que dará "ênfase total na geração de empregos e no combate à inflação"
- Política Por que STF quer que Bolsonaro preste depoimento à Polícia Federal
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.