Impacto nos direitos humanos

Correio Braziliense
postado em 26/01/2022 00:01

Na edição 2021 do Índice de Percepção da Corrupção (IPC), a Transparência Internacional destacou a ligação entre a corrupção e abusos de direitos humanos. "À medida que direitos e liberdades civis vão erodindo, a democracia entra em declínio e dá lugar ao autoritarismo — que possibilita níveis ainda maiores de corrupção".

Segundo a organização, dos 23 países cujo desempenho no Índice de Percepção da Corrupção "diminuiu significativamente" na última década, 19 também reduziram seus índices de preservação de liberdades civis.

"A incapacidade de produzir avanços no combate à corrupção coloca em risco a garantia dos direitos humanos no Brasil. A corrupção é indutora de violações e ativa um ciclo vicioso no qual os direitos e liberdades são erodidos, a democracia perde fôlego, e o autoritarismo ganha espaço", enfatizou Nicole Verillo, gerente de Apoio e Incidência Anticorrupção da organização. "Portanto, a luta contra a corrupção não é um mero detalhe quando se fala em direitos humanos. É uma luta imperativa para garantir direitos."

Segundo a entidade, 98% dos assassinatos de defensores de direitos humanos registrados em 2020 ocorreram em países com alta percepção de corrupção. O Brasil registrou 17 dessas mortes.

Contextualizando os dados, a Transparência Internacional apontou a "deterioração do espaço cívico" no Brasil, citando como exemplos a montagem de dossiês contra opositores do governo, investigações baseadas na Lei de Segurança Nacional contra jornalistas e ataques coordenados de milícias digitais incitadas pelo presidente Jair Bolsonaro, fora episódios de violência física contra a imprensa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags