Após o anúncio de que o Brasil recebeu a carta para começar o processo para entrar na Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE), o governo federal afirmou, em nota conjunta dos ministérios das Relações Exteriores, da Casa Civil e da Economia, que o país "está em plena consonância com os valores fundamentais da OCDE".
No documento publicado, o governo destaca os preceitos alinhados: "tais como a defesa dos princípios de livre mercado, o fortalecimento da democracia, a modernização econômica e a proteção do meio ambiente e dos direitos humanos".
O texto ainda destaca que a aprovação do país foi feito de forma unânime pelos membros do grupo e que o Brasil irá fortalecer a organização.
O país está em processo de aceitação desde 1991 e o trâmite deve durar entre três e quatro anos, prazo para que o Brasil consiga atender todos os 251 instrumentos normativos. Mais cedo, em coletiva de imprensa, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, destacou que "a conquista do Brasil na OCDE é graças à credibilidade internacional do ministro Paulo Guedes".
Saiba Mais
- Economia Melhor resultado em 26 anos, arrecadação federal soma R$ 1,8 tri em 2021
- Economia Após falhas, BC suspende temporariamente acesso ao sistema Valores a Receber
- Economia Diretor-geral da Itaipu Binacional pede demissão do cargo
- Economia Bolsa fecha aos 110 mil pontos e vai ao maior patamar desde outubro
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.