Após aprovação do uso de CoronaVac para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, os diretores e servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) receberam mensagens ameaças e ofensas, que chegaram pelos emails institucionais dos funcionários.
Em uma das mensagens que o Correio teve acesso, uma pessoa acusa os colaboradores da instituição de colocarem “vidas inocentes numa grande roleta russa”. O texto, enviado por uma mulher à Quinta Diretoria da Anvisa diz ainda que os servidores da agência serão vítimas de uma "maldição".
"(...) o preço a ser pago será terrível não quero estar na sua pele e oro a Deus em desfavor de todos que tem causado dor e sofrimentos ao seu próximo, lembre se o próximo pode ser dentro de sua família"
Em outra carta eletrônica, enviada às 14h da última quinta-feira (21/01), o remetente acusa os funcionários da agência de falta de “amor à pátria” e também diz que "o preço que o servidor vai pagar será altíssimo". “Com certeza não usará esse experimento nos filhos e netos de vcs”.
Em mais um e-mail enviado a Segunda Diretoria da Anvisa no, dia 18 de janeiro, às 11h40, outra mulher afirma que o lugar dos funcionários em “Guantánamo está reservado para aqueles que cometem crime contra a humanidade” e ameaça: “aguardem”.
A prisão de Guantánamo é um centro de detenção de acusados de envolvimento com o terrorismo, administrado pelos Estados Unidos e localizado em Cuba.
Em uma live nas redes sociais, no dia 16 de dezembro, o presidente da república, Jair Bolsonaro (PL), ameaçou divulgar os nomes dos técnicos que aprovaram a vacina contra covid da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos.
"Não sei se são os diretores e o presidente que chegaram a essa conclusão ou é o tal do corpo técnico, mas, seja qual for, você tem o direito de saber o nome das pessoas que aprovaram aqui a vacina a partir dos cinco anos para o seu filho" disse Bolsonaro.
Procurada pela reportagem, a Anvisa disse que, no momento, não vai se manifestar sobre as ameaças. Mas que elas serão enviadas à Polícia Federal (PF) e ao Superior Tribunal Federal (STF).
Saiba Mais
- Brasil Covid-19: Hidroxicloroquina funciona e vacina não, diz Ministério da Saúde
- Brasil Entidades da comunidade científica repudiam nota técnica da Saúde contra vacinas
- Brasil Mega-Sena: confira o resultado do concurso 2446; prêmio é R$ 22 milhões
- Brasil Brasil registra mais de 200 mil casos diários de covid-19 pela segunda vez
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.