O advogado José Cardoso Dutra, ex-deputado estadual e federal, morreu nesta quinta-feira (6/1), em Brasília, onde residia. Ele tinha 84 anos e foi vítima de uma parada cardíaca. Nascido em Barreirinha, no interior do Amazonas, em 18 de julho de 1937, Dutra era advogado formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Ele foi pecuarista, professor e bancário, tendo atuado como líder sindical.
Dutra foi deputado federal pelo Amazonas por duas legislaturas, entre 1987 e 1995, e participou da Assembleia Nacional Constituinte. Ele foi presidente da Comissão de Constituição de Justiça e Redação e titular da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização. Ele também foi deputado estadual e chegou a ser presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Em nota, o governador do Amazonas, Wilson Lima, manifestou pesar pelo falecimento do ex-político. No comunicado, Lima destacou "a contribuição de José Dutra para o Amazonas em sua trajetória de vida pública".
Carreira política
- 1970 e 1974: Foi filiado ao extinto Movimento Democrático Brasileiro (MDB), pelo qual foi eleito deputado estadual;
- 1980: filiou-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB);
- 1982: voltar ao PMDB (atual MDB) e conquistar seu terceiro mandato de deputado estadual depois de mandatos de deputado federal;
- 1983-1984: foi Secretário do Interior e Justiça do Estado do Amazonas;
- 1984-1985: foi Secretário de Indústria, Comércio e Turismo do Estado do Amazonas;
- 1992 : concorreu à Prefeitura de Manaus;
- 1994: Concorreu ao Senado Federal.
Saiba Mais
- Brasil "Não sou fiscal", diz Queiroga sobre dados vazados de médicos pró-vacina
- Brasil Caminhão pega fogo e imagem de Nossa Senhora Aparecida fica intacta
- Brasil Saúde pode autorizar médicos a trabalharem mesmo infectados, diz Queiroga
- Brasil Covid: unidade de saúde em Juiz de Fora aplica vacina errada em 60 pessoas
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.