O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, menosprezou, nesta quarta-feira (29/12), o contato com pessoas infectadas pela covid-19. O deputado federal Coronel Armando (PSL-SC), testou positivo para o novo coronavírus e esteve na recepção a Jair Bolsonaro em São Francisco do Sul (SC) na segunda-feira (27). Mesmo após ter recebido a informação, o presidente decidiu não se isolar e manteve a programação. Segundo o ministro, essa é uma situação cotidiana.
"Contato com pessoas que têm covid, todos nós temos. E muitas vezes a gente nem sabe porque boa parte são assintomáticos", disse Queiroga, justificando a atitude de Bolsonaro.
O ministro disse ainda que Bolsonaro "está ótimo." Bolsonaro, porém, não foi vacinado contra o novo coronavírus. A vacinação evita que a doença em uma pessoa imunizada evolua para uma forma mais grave.
"Até eu, que tomei duas doses de vacina, adquiri covid", rebateu Queiroga. O ministro contextualizou que Bolsonaro já contraiu a doença no passado, mas não soube dizer se, agora, houve uma reinfecção. "Essa questão tem que ser tratada com o presidente da República. Ele está ótimo, falou comigo", disse.
No encontro com o Coronel Armando, o presidente foi recepcionado pelo parlamentar, sem máscara, na cidade de São Francisco do Sul (SC). No mesmo dia, Bolsonaro aproveitou para cumprimentar apoiadores na rua, que , na grande maioria, também não utilizavam o item de proteção.
*Estagiária sob a supervisão de Vinicius Nader