Rosa restabelece a formação do Conama

Mais de 53 mil pessoas foram beneficiadas pela ceia comunitária da Campanha Nosso Natal, do Governo do Distrito Federal (GDF), que ocorreu ontem, em 13 restaurantes comunitários da capital federal. A ação mobilizou 15 chefs da cidade para a produção de cardápios de Natal para os usuários das unidades. O chefe do executivo local, Ibaneis Rocha (MDB), visitou as unidades de Samambaia, o famoso Rorizão, e a de Ceilândia Centro. Cada restaurante ofertou cinco mil refeições para consumo local ou para que a população pudesse levar em marmitas. "Temos a oportunidade de servir os outros, e isso é muito importante, é estar transmitindo um pouco da nossa alegria", comentou Ibaneis.

O governador explicou que a ideia é levar uma alimentação "diferenciada" à população mais carente, que se alimenta diariamente nos restaurantes comunitários. "É uma comida que chama para esse momento de Natal", declarou.

O evento foi coordenado pela primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha. As unidades funcionaram das 11h às 14h, com um cardápio de frango e pernil ao molho Califórnia, coxa e sobrecoxa assadas ao molho de limão e ervas, farofa natalina, arroz, feijão e salada. A bebida era suco de abacaxi com hortelã, e um manjar de coco com calda de ameixa foi a sobremesa.

Economia

Moradora de Samambaia Sul, a cantora Ister Santos, 23 anos, chegou na fila do restaurante por volta das 11h10 junto com a filha, Sophia, 5, e com o marido, Josué Ben-nun, 37. Eles vão semanalmente ao estabelecimento. "É algo que a gente faz quase sempre, pois gastamos R$ 4, e isso economiza bastante tempo e dinheiro", afirmou. Ela comentou que sente falta de um programa do GDF que conscientize a população de baixa renda sobre como administrar melhor o dinheiro diante dos altos preços de alimentos no mercado.