A pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (16/12), revela que o presidente Jair Bolsonaro (PL) enfrenta alta rejeição, com 60% do eleitorado alegando que não votariam nele em 2022 de jeito nenhum.
Na última edição do levantamento, em setembro, o índice de rejeição de Bolsonaro não era tão diferente, com 59%. Enquanto isso, a rejeição do líder das pesquisas e maior adversário do atual presidente nas eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caiu quatro pontos, de 38% para 34%.
A pesquisa foi realizada com amostragem de 3.666 pessoas, acima de 16 anos, pelo Datafolha de 13 a 16 de dezembro. O levantamento tem margem de erro de dois pontos.
Na briga pela terceira via, o governador João Doria (PSDB-SP) viu a rejeição cair de 37% para 34%. Já o ex-juiz Sergio Moro, recém-filiado ao Podemos, pontuou 30% de rejeição.
Outro nome que está na briga pela terceira posição, o ex-governador Ciro Gomes (PDT) teve movimento descendente, com o índice de pessoas que não votariam nele caindo de 30% para 26%, mesmo depois de ter virado manchete por ele e o irmão Cid terem sido alvo de investigação em um suposto esquema de desvios de verbas. Ciro acusa que a operação da Polícia Federal acontece por interesses políticos de Bolsonaro.
* Estagiário sob supervisão de Vicente Nunes