O Ministério da Saúde informou que espera restabelecer neste sábado (11/12), os danos causados pelo ataque cracker ao Sistema Único de Saúde (SUS) durante a próxima semana. A Pasta foi alvo de ataques hackers na madrugada desta sexta-feira (10/12). Com isso, o aplicativo e a página do ConectSUS - aplicativo que guarda o comprovante de vacinação - segue fora do ar.
Mais de 24 horas se passaram desde a invasão do sistema e o governo federal adiou a necessidade da apresentação de um comprovante de vacinação para viajantes que chegarem ao Brasil de avião. Além disso, o governo suspendeu também a exigência de cinco dias de quarentena para aqueles viajantes que não se vacinaram ou não portarem o documento no momento do desembarque. A medida entraria em vigor neste sábado (11/12).
Segundo nota enviada pela Pasta, o Ministério da Saúde “está atuando com a máxima agilidade para restabelecer os sistemas que foram temporariamente comprometidos com o ataque causado na madrugada desta sexta-feira (10/12)”, posicionou a pasta que ainda informou que “vários sistemas” haviam sido restabelecidos.
A Saúde ainda elaborou uma página com alternativas para a emissão temporária do comprovante de vacinação Covid-19, uma vez que o comprovante de vacinação é exigido em mais de 240 municípios do País.
Sistemas atingidos
SUS Notifica: sistema usado para notificação de casos de Covid
Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI): detém dados sobre cobertura vacinal de covid e outras doenças
ConecteSUS: emite Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento.