Após vencer as prévias do PSDB, o governador João Doria se encontrou, na quinta-feira (9/12), com o governador Eduardo Leite (PSDB-RS). Adversários na disputa interna da sigla, ambos têm, agora, o desafio de unir novamente o partido rumo à construção de uma terceira via forte para 2022. Arrumar a casa é essencial para que Doria tente alcançar voos maiores.
O encontro entre os dois já estava marcado desde o fim das prévias, que ocorreram na última semana de novembro. Os políticos se encontraram no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Segundo a assessoria de ambos os governadores, o objetivo da conversa foi demonstrar o desejo de fortalecer o PSDB.
“Depois do processo que enfrentamos, é natural buscarmos essa aproximação agora. Na campanha, realçamos as diferenças e, agora, usaremos nossas semelhanças para unirmos forças pelo Brasil”, disse Leite.
Doria destacou que “o diálogo entre nós e também com partidos do centro democrático liberal é essencial para a construção de um futuro melhor para o Brasil e para os brasileiros”.
Agora, o principal desafio do governador de São Paulo é tentar resolver intrigas dentro do PSDB que foram iniciadas nas prévias. A campanha de ambos foi implacável e a disputa foi ferrenha, algo que foi acentuado pelos problemas técnicos na apuração de votos, que levantou dúvidas sobre a higidez do processo e estendeu o clima de incerteza.
Apesar de se comprometer publicamente com a união do PSDB, a tendência, segundo analistas e políticos, é de que Eduardo Leite não entre de cabeça na campanha de João Doria.