Em aceno ao Nordeste, o presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira (9/12) que o forró foi reconhecido, pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural do Brasil. Ao lado do ministro do Turismo, Gilson Machado, o chefe do Executivo gravou um vídeo durante um almoço no Palácio do Planalto para dar a notícia. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, acabou posando de "papagaio de pirata" nas imagens.
"O forró acaba de ser decretado Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil pelo Conselho do Iphan, um pleito de mais de 30 anos desses artistas nordestinos. Parabéns a todos, e em especial ao nosso Nordeste. Valeu, Gilson!", apontou o presidente, bem-humorado.
Bolsonaro anunciou ainda que haverá um "grande evento de forró" na próxima segunda-feira (13) no Planalto.
"Segunda-feira, às 16h, vai ter um grande evento aqui do forró. O Gilson vai tocar a sanfona de sempre dele, tá? E, no final, vai terminar como? Iiiihuuuuuul", gritou Bolsonaro.
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, também fez um registro sobre o momento por meio das redes sociais e, em tom de brincadeira, imitou os trejeitos e o sotaque de Gilson ao falar sobre a notícia.
"Parabéns ao nosso Gilson pelo reconhecimento ao nosso forró que faz parte da vida nordestina.
Aqui na versão do Gilson… @gilsonmachadont", escreveu postando um vídeo.
Saiba Mais