Eleições 2022

PT é partido preferido de 28% e tem maior aceitação desde 2013, diz Datafolha

Entre os entrevistados para o levantamento, a maioria disse que tem o PT como partido preferido. Em seguida, com apenas 2%, estão MDB e PSDB

Israel Medeiros
postado em 31/12/2021 16:48 / atualizado em 31/12/2021 17:30
 (crédito: Filipe Araujo/PT)
(crédito: Filipe Araujo/PT)

O Partido dos Trabalhadores é o partido preferido de 28% dos entrevistados em uma nova pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta sexta-feira (31/12). Entre os 3.666 ouvidos em 191 cidades entre os dias 13 e 16 de dezembro, a maioria disse que o PT, do ex-presidente Lula, é seu partido preferido.

Em seguida aparecem MDB, que tem a senadora Simone Tebet como pré-candidata à Presidência em 2022 e o PSDB, do governador João Doria, empatados. Ambos tiveram cerca de 2% da preferência dos entrevistados.

Mais abaixo estão PDT e PSOL, ambos com 1% de preferência entre os entrevistados. Outros partidos, como o PSD, o PL e o Novo de Rodrigo Pacheco, Jair Bolsonaro e Luiz Felipe d'Avila, respectivamente, não pontuaram. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais.

Este é o melhor resultado que o PT conseguiu desde junho de 2013, quando uma onda de manifestações se espalhou pelo país após o aumento de R$ 0,20 nas passagens de ônibus de São Paulo.

Os movimentos se tornaram um marco político no país que se traduziram em uma ascensão da direita anticorrupção que apoiava a Lava-Jato e promovia o antipetismo, algo que resultou na eleição do presidente Jair Bolsonaro em 2018.

Agora o PT tem o candidato mais forte nas pesquisas de intenção de voto para a Presidência em 2022. O ex-presidente Lula lidera os levantamentos com folga para o segundo colocado, o presidente Bolsonaro, que enfrenta uma crise de popularidade que deve se intensificar no próximo ano, segundo analistas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação