O Partido dos Trabalhadores é o partido preferido de 28% dos entrevistados em uma nova pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta sexta-feira (31/12). Entre os 3.666 ouvidos em 191 cidades entre os dias 13 e 16 de dezembro, a maioria disse que o PT, do ex-presidente Lula, é seu partido preferido.
Em seguida aparecem MDB, que tem a senadora Simone Tebet como pré-candidata à Presidência em 2022 e o PSDB, do governador João Doria, empatados. Ambos tiveram cerca de 2% da preferência dos entrevistados.
Mais abaixo estão PDT e PSOL, ambos com 1% de preferência entre os entrevistados. Outros partidos, como o PSD, o PL e o Novo de Rodrigo Pacheco, Jair Bolsonaro e Luiz Felipe d'Avila, respectivamente, não pontuaram. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais.
Este é o melhor resultado que o PT conseguiu desde junho de 2013, quando uma onda de manifestações se espalhou pelo país após o aumento de R$ 0,20 nas passagens de ônibus de São Paulo.
Os movimentos se tornaram um marco político no país que se traduziram em uma ascensão da direita anticorrupção que apoiava a Lava-Jato e promovia o antipetismo, algo que resultou na eleição do presidente Jair Bolsonaro em 2018.
Agora o PT tem o candidato mais forte nas pesquisas de intenção de voto para a Presidência em 2022. O ex-presidente Lula lidera os levantamentos com folga para o segundo colocado, o presidente Bolsonaro, que enfrenta uma crise de popularidade que deve se intensificar no próximo ano, segundo analistas.
Saiba Mais
- Política ‘Temos que ter paciência’, diz Lula sobre aliança com Alckmin
- Política Lula-Alckmin preocupa Planalto e bolsonaristas já tentam desgastar imagem da dupla
- Política "Lula e Alckmin é cruzamento entre porco-espinho e capivara", diz Ciro Nogueira
- Política Corrida para as eleições 2022 mais agressiva: veja o perfil dos 12 pré-candidatos
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.