A pesquisa Datafolha mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com ampla vantagem frente aos adversários para as eleições presidenciais de 2022. Com 48% das intenções de voto, segundo a sondagem divulgada nesta quinta-feira (16/12), o ex-presidente vence a eleição no primeiro turno. Em segundo lugar, Bolsonaro tem 22%.
Foram considerados dois cenários. Em ambos, a vantagem de Lula sobre os rivais garante a vitória do petista já no primeiro turno.
Com menos candidatos, no cenário A, o petista tem 48%; Bolsonaro, 22%; Moro, 9%; o ex-governador Ciro Gomes (PDT), 7%; e o governador paulista, João Doria (PSDB), 4%. As intenções de voto de nulo, branco ou ninguém foram de 8% e 2% não souberam responder.
Já o cenário B considera um maior número de candidatos. Nele não há diferença na porcentagem dos principais nomes: Lula tem 47%, Bolsonaro vem em segundo, com 21%, e Moro e Ciro, com as mesmas intenções do cenário A. Doria também fica na mesma, oscilando para 3%.
Outros nomes alternativos tomaram os votos nulos e brancos do cenário A. Os senadores Simone Tebet (MDB) e Rodrigo Pacheco (PSD) receberam 1%, ficarando sem pontuar o senador Alessandro Vieira (Rede-SE), o ex-ministro Aldo Rebelo (sem partido) e o cientista político Felipe d'Ávila (Novo). Nulos/brancos/ninguém e não sabem também repetem o cenário A.
Para vencer uma eleição em primeiro turno, o candidato precisa ter maioria absoluta, ou seja mais de 50% dos votos válidos (não contam os votos em branco ou nulo). Levando em conta essa sistemática adotada pela regra eleitoral no Brasil, Lula tem 56% dos votos válidos nos dois cenários considerados pelo Datafolha.
A pesquisa foi realizada de 13 e 16 de dezembro com 3.666 pessoas com mais de 16 anos, presencialmente em 191 cidades do país. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.
Pesquisa da CNT
Em outra pesquisa divulgada nesta quinta-feira, a 150ª edição da pesquisa Pesquisa CNT de Opinião, as intenções de voto ao petista subiram de 41,3% para 42,8% nas eleições presidenciais de 2022. Enquanto isso, o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), caiu de 26,6% para 25,6%.
*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro
Saiba Mais
- Política Senado amplia área de atuação de estatal ligada ao orçamento secreto
- Política Pacheco confirma análise do Orçamento e de vetos nesta sexta-feira (17)
- Política TSE uniformiza horário de votação em todo país nas eleições de 2022
- Política João Doria apresenta equipe econômica de pré-candidatura à Presidência
- Política Pesquisa CNT: Lula tem 42,8% das intenções de voto; Bolsonaro, 25,6%
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.