Eleições 2022

Pesquisa CNT: Lula tem 42,8% das intenções de voto; Bolsonaro, 25,6%

Em caso de segundo turno, petista ganharia de todos os concorrentes avaliados pela pesquisa. Já o presidente Bolsonaro só venceria o governador de São Paulo, João Doria (PSDB-SP)

Bernardo Lima*
postado em 16/12/2021 15:43
 (crédito: AFP)
(crédito: AFP)

As intenções de voto ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiram de 41,3% para 42,8% nas eleições presidenciais de 2022, segundo a 150ª edição da pesquisa Pesquisa CNT de Opinião. Enquanto isso, o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), caiu de 26,6% para 25,6%.

Importante destacar que as mudanças de proporção estão dentro da margem de erro previstas na pesquisa. A última edição da pesquisa aconteceu em julho deste ano.

Na terceira posição aparece o ex-juiz Sergio Moro, recém-filiado ao Podemos, que subiu de 5,9% para 8,9%, seguido de Ciro Gomes (PDT), que viu suas intenções de voto caírem de 5,9% para 4,9%. O quinto colocado é o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que pontuou 1,8%.

No cenário de um eventual segundo turno, Lula ganharia de todos os concorrentes avaliados pela pesquisa. Contra Bolsonaro, o ex-presidente tem 52,7% das intenções de voto, enquanto o atual mandatário da República, 31,4%.

Ciro Gomes e Sergio Moro são outros presidenciáveis que ganhariam de Bolsonaro em um segundo turno. O pedetista tem 38,6% das intenções de voto do pedetista contra 33,4% do atual presidente, enquanto Moro tem 33,8% contra 30,4%.

De acordo com a pesquisa, Jair Bolsonaro ganharia apenas de Doria. O governador de São Paulo tem 25,2% das intenções de voto para presidente em uma possível disputa em segundo turno contra Bolsonaro, com 34,8%.

Rejeição

A desaprovação ao desempenho pessoal do presidente à frente do governo atingiu 62,3% em dezembro, enquanto a aprovação está em 33,2%. A oscilação está dentro da margem de erro em relação a pesquisa feita em julho, quando a desaprovação foi de 62,5% e a aprovação, 33,8%. A avaliação negativa do governo do presidente foi de 47,9%. Já a positiva, de 26,5%; e a regular, de 24,2%.

A pesquisa fez 2.002 entrevistas presenciais, em 137 municípios de 25 unidades da Federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação