Natural de Santos (SP), André Mendonça é pastor presbiteriano licenciado e servidor público federal. Tem 48 anos. É doutor em Estado de Direito e Governança Global e mestre em Estratégias Anticorrupção e Políticas de Integridade pela Universidade de Salamanca, na Espanha.
Mendonça é próximo de ao menos um integrante do STF, o ministro Dias Toffoli. Entre 2007 e 2009, Mendonça trabalhou com Toffoli quando este chefiava a Advocacia-Geral da União (AGU).
No governo Bolsonaro, Mendonça comandou a AGU, além do Ministério da Justiça. Como chefe dessa pasta, foi acusado de utilizar a Lei de Segurança Nacional para intimidar críticos do presidente da República.
Mendonça é o segundo ministro do Supremo indicado por Jair Bolsonaro. O primeiro é Kassio Nunes Marques, empossado em novembro.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.