O presidente Jair Bolsonaro (PL) participaria nesta segunda-feira (13/12), às 11h, da cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental para Construção da Terceira Ponte Brasil no Paraguai. No entanto, por causa das chuvas, houve “falta de teto” e o chefe do Executivo precisou desembarcar na Base Aérea de Campo Grande e retornar para Brasília. Antes, a previsão era de que ele desceria no Aeroporto de Bonito, de onde iria para Porto Murtinho de helicóptero; e, de lá, para Carmelo Peralta, de onde desembarcaria no meio da tarde. Por volta das 11h30, o evento saiu da agenda oficial.
A expressão "falta de teto" é utilizada quando a camada mais baixa de nuvens está em uma altura mínima estipulada para determinado aeroporto, o que acaba deixando os pousos perigosos.
Em nota, a assessoria palaciana informou que "a participação do Presidente da República na cerimônia de Lançamento da Pedra Fundamental para construção da Terceira Ponte Brasil-Paraguai, em Carmelo Peralta, foi cancelada devido a condições climáticas em Bonito (MS)". Disse também que o evento ainda pode ser realizado hoje, "porém sem a presença de Bolsonaro, que se encontra na Base Aérea, de Campo Grande (MS), de onde retornará para Brasília".
Horas antes, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, que acompanhou o presidente na comitiva, falou sobre a ida ao local.
Bom dia. A caminho de Carmelo Peralta, junto ao presidente @jairbolsonaro, p/ cerimônia de início da 3ª ponte ????????????????. Principal obra da Rota Bioceânica, vai ligar a cidade paraguaia a Porto Murtinho (MS),encurtando a distância ao mercado asiático c/ impacto direto no valor do frete
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) December 13, 2021
A ponte ligará o município paraguaio de Carmelo Peralta a Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul. A construção será custeada pela empresa Itaipu Binacional.
Ainda hoje, Bolsonaro participará da comemoração do dia do Forró e Aniversário do Luiz Gonzaga, em uma cerimônia no Palácio do Planalto, às 16h30.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.